07 outubro, 2006

 

atividade_3

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Para Durkheim a educação dá-se pela influência das coisas sobre os homens que é diversa e pela ação que os membros de uma mesma geração tem uns sobre os outros, sendo diferente da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes, enquanto que para Stuart Mill a educação acontece por influência de fatos físicos independentes da vontade humana e por coisas e instituições que apresentam um outro fim, agindo indiretamente sobre o caráter e capacidades dos homem.

2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.
Durkheim ressalta as idéias de Kant e James Mill, que dizem o que segue:
Kant: a educação tem como finalidde desenvolver toda a perfeição de que o indivíduo seja capaz.
James Mill: define que a educação tem como objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes.
Durkheim salienta um ponto fraco nas definições apresentadas por Kant e James Mill, pois os mesmos partem do pressuposto de uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; sendo a educação universal a única em que se esforcem por definir. No entanto a educação tem apresentado muitas variações com o passar do tempo e com o meio na qual está ocorrendo. Não podendo assim, considerar o indivíduo como uma tábula rasa, onde pode-se construir o que quiser. É necessário conhecê-lo, estudá-lo, observá-lo.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
De acordo com Durkheim, para definir educação é necessário considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. Sendo imprescindível a transferência ou a troca de informações entre as gerações: adultos, jovens, crianças e adolescentes; influenciando diretamente umas sobre as outras.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Segundo Durkheim, as sociedades definem uma base comum a todos os indivíduos, fazendo com que haja uma certa homogeneidade até certo ponto; no entanto, como encontramos até hoje, na verdade, não há uma educação uniforme e igualitária, mas diferenciada conforme o título ou posto em que as pessoas ocupam na sociedade. A mesma molda o indivíduo de acordo com as suas necessidades.

5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que suscitar na criança?
Segundo o autor, o ideal deve suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade e o grupo social particular consideram indispensáveis a todos os seus membros.

6. A partir d a definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique.
Durkheim conclui que é fundamenbtal o papel das gerações anteriores sobre as que ainda não estão preparadas para a vida social, pois é através dos ensinamentos que moldam o ser individual, para com a educação torná-los um ser social, o que é exigência da sociedade.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
De acordo com o autor há uma relação de interdependência entre a sociedade e o indivíduo, pois o homem muda conforme a sociedade muda. E, é através desta relação, que não está escrita em lugar nenhum, que os ensinamentos são transmitidos pelas gerações que se seguem. Sendo que, se a sociedade retiresse do indivíduo tudo que lhe empresta, este retornaria a condição animal.

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