29 outubro, 2006

 

ECS 5 - Max Weber

Foi um dos fundadores da sociologia, sendo também conhecido por seu trabalho sobre religião. Historiador, sociólogo, economista e político, realizou estudos sobre diversos assuntos, tais como: política como vocação, comparação entre os protestantes e os católicos. Suas obras constituem um momento da compreesão dos fenômenos históricos e sociais e, ao mesmo tempo, da reflexão sobre o método das ciências histórico- sociais. Crítico da "escola historicista" da economia, Weber reivindica contra ela, a autonomia lógica e teórica da ciência, que não pode se submeter a entidades metafísicas como o "espírito do povo". Sendo que para ele, o "espírito do povo" é produto de inumeráveis culturas e não o fundamento real de todos os fenômenos culturais de um povo. Seu pensamento caracteriza-se pela crítica ao materialismo histórico. Afirma, que o cientista social deve estar pronto para o reconhecimento da influência que as formas culturais, como a religião, por exemplo, podem ter sobre a própria estrutura econômica.
Segundo Max Weber, a dominação pode depender diretamente de vários interesses; de um mero costume ou de puro afeto. Sendo que nas relações entre dominantes e dominados, a dominação apóia-se internamente em bases jurídicas, nas quais se funda a legitimidade, sendo três tipos:

Após terem se passado muitos anos, a dominação continua a encontrar obediência nos mesmos fundamentos. Parece haver uma necessidade dos seres humanos em dominar e também em serem dominados.


Comments:
Oi Fabi FIQUEI FELIZ POR TER ME VISITADO. eSTA É A SEGUNDA VISITA QUE FAÇO NO TEU. nÃO SEI DAS GURIAS A ÚNICA NOTÍCIA QUE TENHO É QUE A Cintia desistiu. A Júlia está bem, eu é que estou louca de tanto fazer atividades, fazer o que né,ser aluna da URFGS não é fácil.Coloca tua imagem para ver se não é a mesma que a minha.Beijos Sueli
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?