08 novembro, 2006

 

ECS- 7

Karl Marx

Karl Heinrich Marx nasceu em Trier, na Remânia, então província da Prússia, em 5 de maio de 1818. Primeiro filho homem entre os nove filhos de uma família judaico-alemã. Filho de um advogado bem -sucedido, foi batizado em uma igreja protestante, da qual seu pai fazia parte. Cursou as universidades de Bonn e Berlim, onde estudou direito, dedicando-se, porém, especialmente a História e a Filosofia. Em Berlim, junto-se ao grupo de jovens hegelianos, que interpretavam as idéias de Hegel do ponto de vista revolucionário.
Marx desenvolveu durante toda a sua vida, intensa atividade política, onde foi elaborando a doutrina do Socialismo proletário revolucionário. Devido as suas idéias radicais e suas políticas, sofreu perseguições e foi várias vezes exilado, enfrentando ao lado de sua esposa Jenny von Westphalen, uma vida de grandes privações. Em 1843, o casal mudou-se para Paris, onde Marx iniciou a duradoura amizade e colaboração com Friedrich Engels. Neste período, trabalhou em diversos tratados filosóficos contra as idéias de Bruno Bauer e do sociólogo Pierre-Joseph Proudhon, e em 1848 escreveu, com Engels, o Manifest der Kommunistischen Partei (Manifesto Comunista), um resumo do materialismo histórico, em que aparecia pela primeira vez o famoso apelo à revolução com as palavras "Proletários de todos os países, uni-vos!". Neste documento encontram-se esboçadas suas principais idéias filosóficas e políticas: o Materialismo Dialético e a teoria da luta de classes.
Depois de participar do movimento revolucionário de 1848 na Alemanha, Marx regressou definitivamente a Londres, onde graças a ajuda econômica de Engels, pode manter a sua família e conseguiu elaborar o 1º volume de sua principal obra: "Das Kapital" (O Capital), monumental análise do sistema socioeconômico capitalista. Foi líder e principal inspirador da Associação Internacional de Trabalhadores; participou da fundação do Partido Social Democrata Alemão.
Faleceu em 14 de março de 1883, em Londres, não conseguindo concluir sua obra "O Capital", a qual teve o 2º e o 3º volumes editados por Engels, e o 4º publicado por Karl Kautsky.


Friedrich Engels

Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels destacou-se na elaboração da doutrina comunista. De grande capacidade intelectual, conhecia muitas línguas e especializou-se em temas como as nacionalidades, política internacional, assuntos militares e ciências.
Nasceu em Barmen, cidade renana da Prússia, em 28 de novembro de 1820. Fazia parte de uma família de abastados industriais, de idéias liberais e fé protestante. Freqüentou a escola secundária, mas não concluiu os estudos, pois por determinação do pai, teve de dedicar-se aos negócios da família, residindo então em Bremem.
Engels logo se juntou aos jovens Hegelianos, entre os quais estavam o teólogo e historiador Bruno Bauer e o anarquista Max Stirner. Em Bremem iniciou sua brilhante carreira de jornalista, sob o pseudônimo de Friedrich Oswald. Adquiriu fama de dialético profundo e incisivo, sobretudo por seus ataques a religião. Também em Berlim, fez amizades com Moses Hess, que o iniciou no comunismo e o convenceu de que essa teoria era a conseqüência necessária da dialética hegeliana.
Após ter residido na Inglaterra e em Paris, mudou-se para Bruxelas, onde abraçou o materialismo histórico, formulado há pouco por Marx. Com o fracasso do movimento revolucionário, em Bramem e no Platinado, obrigou-se a se exilar, seguindo então, para a Itália, Suíça e por último na Inglaterra, onde dirigiu uma empresa têxtil, ao mesmo tempo em que colaborava com Marx na estruturação e difusão do movimento comunista.
Em 1878, Engels resolveu abandonar definitivamente suas atividades comerciais para dedicar-se por completo a difusão da doutrina comunista em jornais e revistas e aos contatos com dirigentes socialistas nos principais países europeus. Participou também, da criação e organização da Associação Internacional dos Trabalhadores e, depois da morte de Marx, em 1883, completou os volumes II e III de "Das Kapital" (O Capital), que o autor não pudera concluir. Engels morreu em Londres, no dia 5 de agosto de 1895.

Algumas considerações sobre o Marxismo:
Juntos, Karl Marx e Friedrich Engels, entre 1848 e 1867, elaboraram uma doutrina filosófica, econômica, política e social fundamentada no materialismo histórico, na dialética materialista e no socialismo científico, tendo como fonte principal, o idealismo do filósofo Friedrich Hegel, o materialismo francês do século XVIII e a economia política inglesa do século XIX.
O marxismo influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século XX, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, históricos e econômicos, e se tornou doutrina oficial dos países de regime comunista.
Segundo o marxismo, a característica central de qualquer sociedade está no modo de produção (escravista, feudal ou capitalista), que varia com a história e determina as relações sociais. Com o processo produtivo, os homens criam as próprias condições de sua existência. A história seria, então, o resultado das lutas entre os interesses das diferentes classes (ou camadas) sociais. Esse conflito só desapareceria com a instalação da sociedade comunista, concebida como igualitária e justa. Nela, o estado é abolido, não há divisão social, nem exploração do trabalho humano, e cada indivíduo contribui de acordo com a sua capacidade e recebe segundo a sua necessidade.
Para o marxismo, o capitalismo é um sistema no qual a burguesia concentra o capital e os meios de produção e explora o trabalho do proletariado, mantendo-o numa situação de pobreza e alienação.
Marx se opõe a Hegel, quando este diz que o processo do pensamento era o criador do real, enquanto para Marx o pensamento não passava do reflexo do mundo real na consciência do homem. De acordo com a doutrina, não são as idéias que governam o mundo, mas, ao contrário, é o conjunto das forças produtivas materiais que determina todas as idéias e tendências.

Comments:
Oi Fabiana

Ficou muito bom o texto a partir da tua pesquisa sobre os autores.
abraço,
Suzana Gutierrez, em 12/11/2006
 
em tempo:

Vejo que ainda não postaste a tua figura para as atividades de grupo da Escola, Cultura e Sociedade. Estas atividades já estão sendo realizadas pelas tuas colegas, as quais devem estar achando a tua falta. A indicação de tua imagem foi enviada por email no dia 24/10. Se tiver alguma dificuldade, mantenha contato pelo sospead@gmail.com

abraço!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?