04 dezembro, 2006

 

ECS 9

Versão Inicial

O Ensino e a Educação da Classe Trabalhadora
O texto, apesar de um apanhado de obras e idéias escritas e propostas ao longo dos tempos, discute em tema, que se não observarmos as datas, parecem tem sido escrito na atualidade, a importância da educação na vida do cidadão e sua relação com o trabalho e uma sociedade mais justa e igualitária.
Marx e Engels nunca escreveram um texto exclusivamente sobre a educação, porém ao longo de suas obras fazem referências a mesma com opiniões e análises bem significativas.Muitas destas surgiram como crítica ao capitalismo e ao sistema escolar da época devido a falta de atenção as necessidades sociais do mesmo, buscando uma sociedade sem classes, com igualdede e sem relações de dominação, confiando no ensino como instrumento de transformação.
Marx e Engels escreveram num momento em que o desenvolvimento das forças produtivas era reduzido e estendia-se ao trabalho infantil e feminino.
O descontentamento da classe operária, o desprezo pela classe do poder e a miséria levou-os a enganjar-se em movimentos que lutavam por mudanças.Exigiam ensino gratuito e obrigatório para todas as crianças, delimitando sua ação na área do trabalho, assim como das mulheres.Sua preocupação era introduzir um novo tipo de ensino, unindo o trabalho manual ao intelectual.
Uma das reformas oferecida pela burguesia foi a Educação Universal, com a formação de cada operário no maior número possível de atividades industriais, preparando-o para exercer qualquer função, o que em consequência, pela maior oferta de mão- de- obra, levaria a uma redução geral dos salários.
A educação Técnica da juventude era oferecida de forma descuidada, para manter as aparências e as escolas de promoção para operários adultos pouco valorizada.
Após muitas divergências, foi apresentado por Dühring um plano de estudo para as escolas e universidade.Este plano apresentava como disciplinas a serem oferecidas, somente as matemáticas, astronomia, mecânica, física e uma espécie de gramática universal, composta somente por regras técnicas da gramatica.A botânica e a zoologia serviriam de distração, a religião proibida e a língua estrangeira considerada desnecessária.A escola pública do futuro não passaria de um sistema de ensino prussiano aperfeiçoado, retirando da formação técnica toda a aplicação prática futura, todo significado que se refere a produção, ficando com uma finalidade meramente curricular.
Desde o princípio viu-se no ensino, um dos meios fundamentais de dominação ideológica, na visão da classe do poder, porém a classe trabalhadora, assim como Marx e Engels o conhecimento era como uma condição para alcançar a igualdade entre todos os cidadãos.
Tânia Maria Cavalheiro Dutra
Fabiana Veloso Leal

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?