30 outubro, 2006
Ecs 6 -
Durante a minha participação no fórum, encontrei várias idéias, umas tantas parecidas, outras um pouco diferentes, entre elas:
· Necessidade de formar cidadãos críticos e reflexivos;
· Trabalho docente utilizando projetos;
· Reflexões constantes sobre as práticas pedagógicas;
· Dificuldades em unificar os diferentes segmentos dentro da escola;
· Relações entre dominantes e dominados;
· As influências de gerações mais velhas sobre as outras;
· As idéias contidas nos textos lidos permanecem muito atuais;
· Construção de um ser social:
· Necessidade em sabermos o que estamos formando;
· Tornar os alunos transformadores;
· A burocracia como empecilho para a democracia;
· A diferença entre domínio e opressão;
· Aprendizagem também com as gerações mais novas;
· A importância de regras para a vida em sociedade.2- Situações vividas no local de trabalho, que podem ser analisadas a partir da teoria de Weber atentando para as relações:
2- Situações vividas no local de trabalho:
· Ser/ estar x papéis:
Na minha escola, as relações entre professor e aluno já estão se modificando. Lá, o professor não é o dono do saber, o poder absoluto. O aluno traz suas vivências para a sala de aula, e é valorizado por aquilo que sabe. Há uma relação de amizade entre ambos. Porém, às vezes é necessário assumir o papel de somente professor, pois muitos confundem as relações e acabam querendo assumir a posição de dominantes perante colegas, então é preciso uma intervenção por parte do educador, para restabelecer a harmonia entre todos.
· Poder/ hierarquia:
Na escola, há uma relação de hierarquia, onde cada um ocupa e desempenha as suas funções, porém sempre decidimos em conjunto, visando o bem da mesma. Há uma relação democrática entre todos em nosso ambiente escolar, alunos, pais, serviçal, professores, supervisão e direção. Sempre conversamos, discutimos e refletimos sobre as nossas práticas e funções.
3- Visita aos blogs de 4 colegas de outros Pólos: Visitei o blog das seguintes colegas, do Pólo de Sapiranga: Ana Cristina, Carolina Kappel, Cleci Porsch e Sueli da Silva. Achei todos muito interessantes, com informações claras e também ,pecebi que todas estão muito empenhadas na realização de todas as atividades.
29 outubro, 2006
ECS 5 - Max Weber
- Dominação legal: Seu tipo é a dominação burocrática, a associação dominante é eleita e nomeada, sendo os funcionários nomeados pelo senhor, e os subordinados membros da associação. Obedece-se a regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer. Também, quem ordena obedece. O tipo do funcionário é aquele de formação profissional; seu ideal é proceder sem a menor influência de motivos pessoais e sem influências sentimentais de espécie alguma, sem consideração de pessoa, sendo estritamente formal. Há uma hierarquia de cargos, com subordinação dos inferiores aos superiores.
- Dominação Tradicional: É em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhorais de há muito existentes. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. A associação dominante é o de caráter comunitário. Quem ordena é o "senhor", e quem obedece são os súditos, e o quadro administrativo é formado por "servidores". Obedece-se à pessoa emvirtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade. A dominação patriarcal não é senão o tipo mais puro de dominação tradicional.
- Dominação carismática: É em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, as faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. A associação dominante é de caráter comunitário, na comunidade ou no séquito. O tipo que manda é o "líder"; o tipo que obedece é o "apóstolo". Detém o poder enquanto seu carisma perdura, caso contrário, seu domínio se torna caduco. O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoais, e não devido à sua qualificação pessoal. Falta o conceito racional de "competência". A administração carece de qualquer orientação dada por regras, sejam elas estatuídas ou tradicionais. É preciso o senhor carismático fazer- se acreditar como senhor pela "graça de Deus", por meio de milagres, êxitos e prosperidade do séquito e dos súditos.
Após terem se passado muitos anos, a dominação continua a encontrar obediência nos mesmos fundamentos. Parece haver uma necessidade dos seres humanos em dominar e também em serem dominados.
16 outubro, 2006
Atividade 4 - Escola, Cultura e Sociedade

Revisei as atividades 1, 2 e 3, e não senti necessidade de alterar nada.
Visitei os blogs de quatro colegas e postei um pequeno comentário para cada uma delas, e percebi que algumas já estão muito bem familiarizadas com a tecnologia, outras ainda possuem algumas dificuldades, mas todas estamos buscando aprender e realizar da melhor maneira possível as mesmas. Acho que realmente estamos passando por um período de descobertas e aprendizagens, que exigem bastante dedicação e perseverança, mas para alcançarmos nossos objetivos, com certeza não podemos medir esforços. Abraços!!
13 outubro, 2006
Atividade 2 - Escola, cultura e sociedade

A cada dia que passa, percebo que estou mais tranqüila com relação ao uso das tecnologias, coisas que antes eu precisava olhar em minhas anotações, para saber como fazer, hoje já estou fazendo automaticamente. Após fazer as visitas aos sítios e blogs, fiquei mais entusiasmada com a rede, pois há muita coisa interessante para ser vista.
Com relação aos blogs, achei todos muito interessantes, porém , o da professora Suzana é perfeito, claro, com muitas informações, fotos e também estava atualizado; os demais nos possibilitam trocar informações e experiências com outros colegas. Pude perceber que realmente o blog deve ser utilizado como um diário, onde podemos colocar nossos desabafos e também produções sobre os nossos trabalhos. Não consegui entrar em http://vidadeprofesor.blogia.com/, pois aparecia uma mensagem dizendo que a página não poderia ser exibida.
Fiquei impressionada com o wiki do Proa Virtual RS, pois os projetos são muitos interessantes, pena que não consegui ler todos, pois o tempo é muito curto.
Acho que após todo este passeio, quando puder farei novas visitas aos blogs e sítios, com mais calma e atenção, para aprofundar as minhas leituras.
Mais uma vez...

11 outubro, 2006
Semana 2 - BLOGS
Blogs visitados:
- ZAPTLOGS:
Endereço: http://paginas.terra.com.br/educação/gutierrez/blogs/zapt/
A proposta deste blog é divulgar a utilização dos espaços virtuais, a cibercultura e o uso dos blogs.
Achei interessante as mensagens postadas no blog, pois as mesmas me tranquilizaram um pouco mais sobre o uso deste recurso e sua importância para podermos trocar experiências com outros colegas. Este blog relaciona-se com as propostas de um blog educacional, pois nele é possível a troca de experiências, a interação e o relato de trabalhos realizados.
- VAMOS BLOGAR?
Endereço: http://www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfcost/te3aula2003/blog/
A proposta deste blog é fazer uma apresentação do que é um blog; a sua utilização; como criar um; quem foram os criadores; sua trajetória histórica.
Após ter lido as mensagens deste blog, conclui que deveria tê-lo visitado antes de criar o meu, pois nele há muitas informações sobre este recurso. Estou ficando mais acostumada com estas tecnologias, e pretendo fazer do meu blog um diário. Acho que este blog difere da proposta educacional, pois nele há apenas informações sobre esta ferramenta.
10 outubro, 2006
Alívio

Depois de muito sono atrasado, fim de semana estudando e muitas angústias, estou um pouco mais aliviada, pois consegui postar a maioria das atividades, claro que após muita briga com o computador. Espero que esta semana seja mais tranqüila, com um número menor de atividades para serem realidadas, pois gostaria de aproveitar para passear na 10ª Volksfest, festa que ocorre em meu município.
07 outubro, 2006
atividade_3
Para Durkheim a educação dá-se pela influência das coisas sobre os homens que é diversa e pela ação que os membros de uma mesma geração tem uns sobre os outros, sendo diferente da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes, enquanto que para Stuart Mill a educação acontece por influência de fatos físicos independentes da vontade humana e por coisas e instituições que apresentam um outro fim, agindo indiretamente sobre o caráter e capacidades dos homem.
2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.
Durkheim ressalta as idéias de Kant e James Mill, que dizem o que segue:
Kant: a educação tem como finalidde desenvolver toda a perfeição de que o indivíduo seja capaz.
James Mill: define que a educação tem como objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes.
Durkheim salienta um ponto fraco nas definições apresentadas por Kant e James Mill, pois os mesmos partem do pressuposto de uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; sendo a educação universal a única em que se esforcem por definir. No entanto a educação tem apresentado muitas variações com o passar do tempo e com o meio na qual está ocorrendo. Não podendo assim, considerar o indivíduo como uma tábula rasa, onde pode-se construir o que quiser. É necessário conhecê-lo, estudá-lo, observá-lo.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
De acordo com Durkheim, para definir educação é necessário considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. Sendo imprescindível a transferência ou a troca de informações entre as gerações: adultos, jovens, crianças e adolescentes; influenciando diretamente umas sobre as outras.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Segundo Durkheim, as sociedades definem uma base comum a todos os indivíduos, fazendo com que haja uma certa homogeneidade até certo ponto; no entanto, como encontramos até hoje, na verdade, não há uma educação uniforme e igualitária, mas diferenciada conforme o título ou posto em que as pessoas ocupam na sociedade. A mesma molda o indivíduo de acordo com as suas necessidades.
5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que suscitar na criança?
Segundo o autor, o ideal deve suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade e o grupo social particular consideram indispensáveis a todos os seus membros.
6. A partir d a definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique.
Durkheim conclui que é fundamenbtal o papel das gerações anteriores sobre as que ainda não estão preparadas para a vida social, pois é através dos ensinamentos que moldam o ser individual, para com a educação torná-los um ser social, o que é exigência da sociedade.